quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Street Fighter V: Fracasso no Lançamento?



Bom dia/tarde/noite/madrugada/whatever, guerreiros! Aproveitando o embalo do que andam falando por aí, gostaria de me posicionar também sobre o lançamento do Street Fighter V.

É o seguinte: Povo reclamando que falta conteúdo, que não valeu o dinheiro e que a Capcom foi preguiçosa. Beleza, tá certo em partes, pois desde o início do desenvolvimento do jogo, a empresa disse que conteúdo seria adicionado após o lançamento. Mas aí as reclamações ficam como "Pra um lançamento o jogo tá ruim! Tá incompleto!" Concordo em partes também, pois pros jogadores competitivos o jogo está perfeito: Training Mode e Online (apesar de ter alguns problemas no servidor, dá pra jogar tranquilo online com seus amiguinhos).

O problema, é que também desde o início do desenvolvimento, a Capcom vem afirmando que queria juntar o público casual com o competitivo, fazendo com que mais gente se interesse em aparecer nos campeonatos. Mas, como atrair mais casuais se não tem conteúdo offline o suficiente pra eles se acostumarem com o ambiente do jogo? Só tem Versus, Modo História (curtíssimo, pois é só uma introdução dos personagens antes do modo história em CG que será adicionado posteriormente), Training e Survival. Sim, casuais são importantes pra ter público, verba e divulgação do produto, mas os reviews deles estão lascando fogo no jogo pela falta de conteúdo. O que mais me deixou indignado foi quando descobri que NÃO TEM MODO ARCADE! Sério, WTF? Esse é um modo obrigatório pra jogos de luta desde sempre, não tem porquê deixar de fora. Outra coisa que até agora eu tô me perguntando se vão adicionar um modo World Tour ou semelhante como no Alpha/Zero 3. Em minha opinião, esse foi melhor modo de jogo já implementado em um jogo de luta, misturado com elementos de RPG como subir níveis e equipar habilidades diferentes como defesa no ar, regeneração de barra de Super, defesa infinita, etc. Eu passei horas jogando isso, e era bem divertido apesar de umas derrotas frustrantes pro Shin Bison e Shin Akuma.



Outra adição interessante para o público casual seria o Dramatic Battle, também da série Alpha/Zero, onde você selecionava dois personagens e enfiava porrada em um único adversário. Você também poderia ser o personagem solo em alguns casos, como em certas partes do World Tour e no modo Survival.



Enfim, sugestões e sonhos a parte, o que aconteceu foi que a Capcom focou demais na galera competitiva, o que não é ruim, mas acabou esquecendo do conteúdo que realmente atrairia o público casual. Foi um desastre no lançamento do jogo? Para os casuais sim, porque a expectativa estava grande, ainda mais pros jogadores que estavam cheios de Street Fighter IV e queriam algo novo. Mas, não dá pra julgar o jogo pela capa, como dito antes, ainda terão updates e com isso o jogo poderá ter mais modos.

É isso aí,
Keep fighting.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

JAB - Liga de Games

Olá, guerreiros e navegantes da internet. Passando aqui pra falar dessa ideia que mal conheço e já considero...