sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Street Fighter: 25 years worth of fighting



Pra comemorar essa data épica, vou contar aqui como foi meu contato com essa série que me influencia e me emociona até hoje. ;)



E esse é o lifestyle do Ryu xD (por barlmobile target=_blank)



25 anos. Fiz parte de 15 (bom, não lembro qual idade comecei a jogar exatamente, acho que foi algo entre 4 e 5, whatever...). Tudo começou com o Street Fighter II Turbo; Ryu, Ken, Chun-Li, Guile, Honda, Dhalsim, Blanka, Zangief, Balrog, Vega, Sagat e Bison. Músicas épicas, cenários legais, personagens marcantes, golpes eternos... Man, que nostalgia! Isso que nem vivi a época dos arcades xD Não vou lembrar da primeira partida da minha vida, claro, mas lembro de várias vezes enfrentando o meu irmão, sendo que eu nem sabia mexer no controle direito. Ele me contou depois que configurava o meu com os ataques fortes no Y e no B, aí deixava os fracos no L e R, aí ele só usava os fracos quando me enfrentava. LOL E mesmo assim, era bem divertido. Gostava tanto de jogar contra ele quanto assistir ele terminando o game tirando as vezes que tinha aquela “ajudinha” do player 2 pra chegar mais rápido no Bison.
Lembro de uns momentos que eu ficava fuçando no options, aí achei a opção de reproduzir as músicas do game... Épico. xD


First Lady of fighting games (por JophielS)

Também jogava umas partidas com o meu pai, ele ficava puto da cara quando eu mandava Hadouken AHUHUAHUA. E ele só jogava de Dhalsim e chegava todo “Não vale magia hein?”, aí eu não resistia e tinha que mandar um Hadouken, e ele começava “Cê só fica de longe! Para com isso!”. Hoje me pergunto, por que ele reclama se a porra do Dhalsim é feito pra ser usado de longe e ficar teleportando? XD Tá, ele não sabia teleportar, muito menos mandar Yoga Fire





Uns tempos depois, vi outro SF na locadora, então pensei “A capa é diferente do que a gente tem em casa D:”, e inocentemente aluguei. Era o Super Street Fighter II, adicionando Cammy, Fei Long, Dee Jay, Thunder Hawk, várias cores para os personagens, novos modos de jogo, mais modos Turbo e as músicas remasterizadas. Aí não sei como, a gente acabou ficando com o game deve ser porque minha mãe era amiga da dona da locadora, e também porque consegui meu MK3 assim e um FIFA 96 de presente lol) e meu irmão acabou trocando o SFII pelo Star Fox de um amigo dele (ele que me corrija qual foi o jogo, mas acho que foi Star Fox). Fiquei meio incomodado, mas já que tínhamos um SF com mais opções e tal aí superei. xD Bons tempos jogando aquilo, e acho que ainda quando a gente alugava, terminei o game pela primeira vez sozinho! *-* Lembro como se fosse ontem... Foi com o Bison spammando Psycho Crusher sem parar UHAUHAHU, aí fiquei todo feliz. E também foi aí quando fixaram o Shakunetsu Hadouken, mais conhecido como Hadouken de fogo. Aí meu irmão me explicou a história disso, que antes era um erro do Street Fighter II World Warrior que o Hadouken do Ryu saía vermelho e falavam que era de fogo, aí no SSFII a Capcom aproveitou e criou um novo golpe. Mas pro Ken não ficar de fora, ele ganhou um Shoryuken de fogo também. \o/

Acho que foi mais ou menos nessa mesma época, assisti o Street Fighter II Animated Movie quando meu irmão alugou... DÁ VONTADE DE CHORAR NA LUTA DO RYU E KEN CONTRA O BISON, PQP... SO EPIC AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH... Tá... Acho que consigo me controlar... RYU VS SAGAT, RYU VS FEI LONG, CHUN-LI VS VEGA AHHHHHHHHHHHHHH É MUITO HYPE SÓ DE LEMBRAR AS CENAS! T_T Animação tão foda, trilha sonora perfeita... AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH! Tá, chega de gritos hypes por enquanto. D: Não assisti a versão com a dublagem em japonês ainda, só vi a brasileira e achava foda, por mais que eu não gostasse da voz da Chun e pá, mas o resto era perfeito! Só anos depois que eu descobri que as séries Zero em diante foram baseadas nessa animação, e não a história da mesma baseada no game. Epic... So damn epic. E eu não tinha noção de tanto sucesso essa porra de animação tinha feito e do quão foda era! Tanto que influenciou a história do game e personalidade dos personagens, como o Ken dando a fita dele pro Ryu (Zero ou Zero 2, agora não tenho certeza em qual final aparece), investigação conjunta da Interpol com exército pra acabar com a Shadaloo (Zero 3), intensificação na rivalidade do Ryu e Sagat, e por aí vai! E lembram o “anime de SF que passava no SBT?” O poderoso Street Fighter II Victory! Eu não lembro muita coisa de quando assistia quando era pequeno, passava só nos sábados e tem 30 episódios se não me engano. Da parte que assisti na TV, lembro do Zangief arrastando o Ryu na praia depois de capotar de tanto treinar Hadouken, Bison matando o Nash ;(, Ryu controlado pelo Bison contra o Ken, Ken Vs Fei Long, Ken Vs Vega, Ryu/Ken Vs Guile e por aí vai, mas só são flashes de memória. xD A musica do Hadouken me dá arrepios até hoje quando escuto, pqp. Aí quando eu tinha lá por uns 13 anos, meu irmão tinha baixado conseguido todos os 30 episódios, e aí assisti prestando atenção na narrativa. Sério, que FODA! ÉPICO! AHHHHHHHHHHHH A luta final é tão... tão... *-* Enfim, ainda tem uns detalhezinhos bestas que me incomodam tipo o Ryu ter cabelo espetado e NÃO TER A FITA NA CABEÇA ou o Ken dominar o Hadou mais rápido que o Ryu (tipo, o Ken domina em UM episódio e o Ryu demora uma caralhada de tempo ainda depois de encontrar o Dhalsim na India). Whatever, ver a dupla de caratecas arrebentando o Bison e os cameos wtf do Akuma valeram a pena. xD Então, aí tinha aquela animação americana, conhecido como Street Fighter Cartoon, que eu só gostava porque era SF, e não prestava atenção na porra da história... É UM LIXO, CHESSUS AMADO! COMO AMERICANO CONSEGUE CAGAR TANTO NAS COISA? NA BOA, QUE PORRA É AQUELA DA CHUN ARREBENTANDO UM TANQUE NA ABERTURA? QUE PORRA É O KEN SENDO PRIORIZADO MAIS QUE O RYU? E O GUILE SENDO O “LIDER” DELES? WTF? A única coisa boa que esse desenho trouxe são os memes (verificar nos links no fim do post) porque... porra! Que troço tosco! Anos depois vi a animação do Street Fighter Zero, um comemorativo de 10 anos da série, e é muito bom! Tirando o fato de que arranjam uma família pro Ryu do nada, vem aquela porra de irmãozinho chato dele, mas fora isso é bem foda.
Tá, não preciso comentar nada do desastre que foi o filme do Van Damme e a bela MERDA que foi A Lenda de Chun-Li. x_x Ainda não assisti o Alpha Generations por preguiça, mas um dia vejo.

Aí uma bela vez quando fui até a praia, descobri o “Street Fighter de rodoviária” nos fliperamas. Eu fiquei todo “wtf” quando joguei... Apertava select e trocava de char no meio da luta, Zangief tinha voadora com Yoga Flame, Hadouken ficava dançando na tela em vez de seguir uma linha reta... WTF?

De volta à cidade, numa época que meus pais iam ao supermercado de noite (?), eu ia junto. E por quê? Tinha fliperamas lá! :D Foi lá que conheci X-Men Vs Street Fighter e Marvel Super Heroes Vs Street Fighter. So fucking epic! AW MY GOD CHECK OUT THE GRAPHICS AND THE MUSIC AHHHHHHHH SO PERFECT! E foi ali que tive contato com as séries Street Fighter Zero também, jogando a segunda versão junto com meu pai. Sim, eu chamo de Zero, e você de Alpha, foda-se. brinks De tanto falar Zero, me perguntei um dia “Por que não chamo o Akuma de Gouki ou Bison de Vega já que tô usando os nomes em japonês?”. Aí me toquei que uso o termo que fui apresentado primeiro. xD Não que eu ache estranho chamar de Alpha (viu, BT? u_u), é uma questão de costume mesmo.


"I'll show you just how strong I am!" (por fedde)


Tempos depois, meu irmão comprou o Playstation, e um belo dia em uma loja comprei o Street Fighter Zero 3. Aí o bicho pegou. Eu ficava: “qqiço? Eu faço Hadouken com 2 botões e ele faz animação do agarrão! Não é que nem o Marvel Vs Capcom! D:” E aí, infelizmente, vi que não era a mesma coisa... Que Street Fighter era mais técnico que as séries versus, exigindo mais timing e criatividade. Tempos depois com o jogo só jogando versus com meu irmão, fui explorar as outras coisas do menu (era o Zero, não o Alpha, aí tava tudo em japonês) e descobri o poderoso modo World Tour, onde você ia upando o personagem com as lutas e equipava itens de aumentar o ataque, deixar defesa infinita (porque tinha barra de defesa, pra quem não lembra), refill de barra de Super e por aí vai. Fui jogando com o Ken de boas, luto com o Bison, mas esse era diferente... A PORRA DO PSYCHO CRUSHER PEGAVA A TELA TODA! EU CHEGAVA NA VOADORA E O MALDITO MANDAVA AQUILO! Ahhhh, que saudade. XD Cê enfrentava ele duas vezes no World Tour, sendo que na segunda, dependendo do seu level, poderia encerrar o jogo ali. Na primeira vez, abriu o primeiro cenário secreto, onde libera o Guile. O GUILE! EU NEM ME TOQUEI QUE FALTAVA ELE NO JOGO! Culpa do Charlie! xD Depois de vencer o Guile, se você estivesse em um certo level, abria a “caverna do Akuma”, e lá enfrentava dois Ryu’s juntos, depois o Evil Ryu (que, se derrotado, libera) e o MOTHERFUCKING SHIN AKUMA! PUTA MERDA, ESSE ERA FODA! DOIS BENDITOS HADOUKENS NO AR E UM SHUN GOKU SATSU QUE ARRANCAVA MAIS QUE O NORMAL! Maaaaaaano, que nostalgia. xD Época legal ficar xingando a praga do Shin Akuma. Acho que não consegui liberar ele, pois precisava estar em um level acima do que cê liberou o Evil Ryu, acho. Também tinham as Dramatic Battle’s que eram divertidas e rápidas, lembrando bem o estilo das lutas em grupo do Mugen. :D

Aí recentemente, em 2010 se não me engano, joguei Super Street Fighter IV pela primeira vez. Reunião de família de boas na casa do meu tio, até que o marido de uma das minhas primas fala que trouxe o Ps3 (que eu ainda não tinha). Primeiro jogamos aquela versão relançada do MvC2, depois ele botou o SF. Maaano, que diferença! Eu ainda não acompanhava torneios e aí nem sabia como funcionava a mecânica do game, com os Focus Cancels e tals... Simplesmente foda! Todos os temas remixados, deixando o tema do Guile ainda mais épico, os personagens com falas na introdução da luta, cenários lindos (Snowy Rail Yard, Volcanic Rim...) e por aí vai. Que coisa linda... Parecia que tinha sido ontem que eu tinha jogado SF II com meu irmão. xD Depois de conseguir o Ps3 (Julho de 2011), aluguei o SSFIV uma vez ou outra. Joguei umas partidas online e dá um rage do caramba por eu ter acostumado DEMAIS com o dash do UMvC3 que dá pra cancelar, e também meio que perdi o timing dos combos. E jogar on de Chun-Li é meio complicado sendo que cê só encontra Ken e Akuma pra enfrentar. xD

Antes disso, eu acompanhava umas coisinhas ou outra do 3rd Strike (EVO moment #37), que infelizmente não joguei até hoje (preguiça de procurar e pá), só a demo do 3rd Strike Online que achei bem legal e deu pra sacar bem a mecânica. Parry maldito! Não comprei ele ainda por falta de grana, e também porque me disseram que a PSN não tá mais aceitando cartão de crédito. D: Infelizmente não joguei as séries EX, ou vs SNK, então minha história com SF “acaba” por aqui. ;( e sem DLC’s

Agradeço a todos que leram até aqui; a todos os World Warriors que fortalecem cada vez mais não só a comunidade de SF mas a comunidade dos games de luta em geral; aos top players: Daigo, Justin Wong, Tokido, Infiltration, Poongko, Gamerbee, Ryan Hart, Kayane, Combofiend, ChocoBlanka, Takahoko, ProudStrawberry, Dieminion e outros, que nos incentivam cada vez mais com seus esforços e dedicação para com o game; e a Capcom por nos trazer essa obra de arte!

Fanart do Guile depressivo (por lcselbach)



I'm a SF (por randis)






Rivalidade e amizade indiscritíveis. ;) (por Stitchking83)



Cool Links:
EVO moment #37 - Daigo Umehara(Ken) Vs Justin Wong (Chun)
SFII Victory - Hadouken Theme cover
Street Fighter Official Music by Jace Hall
Street Fighter Cartoon Stupidity
Street Fighter Cartoon - YEEEEEEEEES! YEEEEEEEEEEEEEES!
Street Fighter Cartoon - THIS IS DELICIOUS!
Legend Of Chun-Li Sucks
Guile Theme Goes With Everything
Zangief Kid
Street Fighter Newgrounds

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

JAB - Liga de Games

Olá, guerreiros e navegantes da internet. Passando aqui pra falar dessa ideia que mal conheço e já considero...