segunda-feira, 4 de maio de 2015

Notas de Treino (parte 1)

Bom dia/tarde/noite/madrugada, guerreiros. Iniciando um novo bloco no blog que vai tratar sobre anotações e impressões durante minhas sessões de treinamento e/ou casuais online e offline. Alguns combos/estratégias/setups serão gravados e anexados ao post para ajudar na visualização e deixar o negócio com menos texto. Então, vamos lá:


Ultra Street Fighter IV
- Início em 18/04;
- Alvo de estudo: Melhoria do jogo neutro, execução e matchup contra El Fuerte;

Treinando execução com o meu personagem principal, Vega, e o que brinco um pouco, o Seth. O Koreanes me chamou pra jogar umas partidas online e então eu fui. Ele tem bem mais experiência na série Street Fighter IV do que eu, que comecei no Ultra. Ele tá treinando Decapre, mas os principais dele são Gen e El Fuerte. El Fuerte tem que queimar no inferno (ABALO DETECTED)

Eu simplesmente não sei jogar contra Fuerte; é um pé no saco. Knockdown -> adivinha se ele vai agarrar, dar um low ou fazer cross (ou não) com overhead. E meu problema inicial era tentar manter o charge do Vega no meio disso tudo, que era algo que eu não deveria estar fazendo. Outro erro meu é ficar na defensiva, já que o personagem é 100% ataque e dá problema pro Vega na melhor posição que ele pode ficar na tela (mid range). Olhando a framedata, os normais mais rápidos do Fuerte são de 4 frames (st.LP e cr.LP), o mesmo que os melhores normais do Vega (cr.LP e st.MP). Na pior das hipóteses se eu for pressionar no wakeup dele, vai dar trade. Consegui ganhar um round por ter pressionado bem e jogado agressivamente o tempo todo, mas depois o abalo falou mais alto e tomei porrada, perdendo a partida.

Peguei um pouco o Fuerte no training mode, e ainda não consigo dizer quando os golpes dele vão dar cross. Preciso analisar melhor as opções que o Vega tem contra ele. Quem sabe, no próximo Notas de Treino terei uma idéia.


Ultimate Marvel Vs Capcom 3
- Início em 18/04;
- Alvo de estudo: Potencial do Iron Man e quais times podem ser construídos com ele;

Além de sempre dar aquela treinada básica na execução com alguns personagens, peguei mais interesse no Iron Man recentemente. O povo do fórum do Shoryuken andava discutindo a shell Doom/Iron por esses dias e coincidiu quando eu estava preparando o post da tier list. Como disse lá, ele tem normais excelentes e resolvi testá-los em combos em midrange e estou conseguindo fazer alguns combos básicos:





Notas:
• Todas as extensões são possíveis com Hidden Missiles também, mas estou considerando os mísseis indisponíveis, pois serão usados no neutro. Aliás, as extensões com Rapid Slash causam mais dano;
• No segundo combo, a parte do pulo depois de confirmar com o air dash M -> H não funciona em personagens com altura igual ou menor a da Morrigan, forçando uma adaptação com menos dano;
• No terceiro combo, a parte do Repulsor Blast depois do confirm de super jump é meio inconsistente. Às vezes o adversário fica meio longe após o Repulsor e o cr.M não pega, e outras vezes o Repulsor joga o cara pro lado contrário (mas o combo ainda pega e leva pro canto nesse caso);
• Combos em treino: Hardtags do Vergil pro Iron, confirms de cr.H + Rapid Slash.


Treinando x/Doom/Iron e Iron/Vergil/Doom. Possibilidades do personagem X:

• Taskmaster: Consegue se virar bem com Misseis/Unibeam e Plasma/Repulsor Blast. O problema é que estou tão acostumado a usar assist do Hawkeye, que combar do grab no chão não dá certo devido à diferença de velocidade dos assists. O lado bom é os Misseis melhorarem o neutro na primeira escolha de assists; na segunda o Repulsor ajuda bem nos mixups. Confirms possívels de Shield Skills + Unibeam -> Aim Master L -> Shield Skills.

• Wesker: Unibeam é maravilhoso pra ele. Se Iron/Strider funcionasse bem, seria o melhor time do Wesker junto com Doom/Strider e Strange/Strider. Com Misseis ele consegue dar uma pressão boa, mas parece que fica melhor com Plasma/Repulsor. Os mixups de teleporte + Repulsor até que funcionam bem, mas o problema é usar Wesker sem Vajra.

• Hawkeye: Esse carinha com Mísseis pode ser um pesadelo pra personagens que não se dão bem com keepaway. Unibeam é muito bom pra ele, mas Repulsor ajuda na defesa, que é algo que o Hawk não tem. Acredito que aqui posso arriscar Molecular Shield como assist do Doom, mas o THC com o Iron não vai funcionar bem. E qualquer coisa, posso jogar o Hawk pra âncora por estar acostumado com ele lá, o problema é que o Iron e o Doom não tiram muito do assist dele.

• Morrigan: MorriDoom com Repulsor Blast ou Unibeam? Soa promissor. Repulsor pode ajudar quando alguém chegar muito perto da Morri e deve funcionar em mixups de entrada também. Se deixá-la morrer, não vou ter muitos problemas com barra, já que o Doom é uma ótima bateria e o Iron não é dependente de barra. Se salvar a Morri, acho que assist do Soul Fist ou do Shadow Blade podem ser bons pra ajudar no neutro. Com esse time, em teoria, tem TAC a torto e a direito.

• Firebrand ou Viper: Se beneficiariam bem mais de Plasma/Repulsor, devido ao RB ajudar nos unblockables na entrada. Não jogo muito bem de Firebrand e Viper exige bastante execução, mas esses dois são boas possibilidades.

• Dante ou Magneto: Dante no point é divertido, mas o problema com esses dois personagens seria a execução monstra pra fazer os combos. Os dois personagens funcionam muito bem com Misseis/UB e Plasma/RB, e no caso do Dante, posso voltar ele pra posição de assist que o Iron e o Doom gostam de Jam Sesssion e o Dante é um âncora decente. Com o Magneto, teria Disruptor pra counter-call de assists e um âncora forte, além dele ser ridiculamente forte com qualquer uma das opções de assist da shell. Em teoria, vários TAC’s aqui também.

• Wolverine: Botões. Nada a acrescentar.

• Zero: Realmente NADA a acrescentar.

Ah, abrindo um quase off-topic, com meu time antigo fiz um combinho bonito (ou não):

E um salve pra essa turminha do barulho que se mete em altas confusões no online sem noção do Marvel pra me ajudar no treino: Koreanes, CyberUra e BrunoJam.


Guilty Gear Xrd –SIGN-
- Início em 01/05;
- Alvo de estudo: Adaptação a um novo jogo, combos e jogo neutro do Slayer;

Depois de mais de um mês parado no Guilty, voltei pra um online contra DaniloDanilo. Primeira vez que enfrento um Ky, e o char parece ser bom mesmo. Não tenho experiência nenhuma com Guilty, esse é o meu primeiro jogo da série e ainda não me acostumei muito com as mecânicas e venho carregando uma preguiça de treinar a memória muscular para os combos (que até agora não achei tão difíceis). Aliás, ainda não sei nem como jogar neutro nesse jogo, ele tem o ground-game de Street Fighter só que mais frenético, e os combos podem ser longos como Marvel. O bom do personagem que uso, Slayer, gastando meia barra de Tension (usando 1 Roman Cancel) pode arrancar metade da vida do adversário em qualquer lugar da tela e pelo que vi em combos mais complexos, pode tirar ainda mais. No patch mais recente, que saiu só nos arcades japoneses por enquanto, o personagem pareceu ficar mais perigoso:



Enfim, procurarei a me dedicar mais ao Guilty.


Esse foi o primeiro post da série Notas de Treino. Se tiver alguma sugestão ou crítica, sinta-se livre para fazê-lo nos comentários.

Keep fighting.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

JAB - Liga de Games

Olá, guerreiros e navegantes da internet. Passando aqui pra falar dessa ideia que mal conheço e já considero...