sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

O que são FOOTSIES?

Estou aqui novamente para tentar criar mais um post produtivo. Vou falar daquela coisa que falei que era bem importante no post do Glossário: Os footsies. É um termo meio controverso pra alguns, confuso pra outros, mas encontrei materiais excelentes pra trabalhar em cima. Então, caso não tenha visto o post do Glossário, ele está aqui. Estude-o por um tempo e depois retorne para este capítulo. Leia devagar.

Se você já assistiu pelo menos um vídeo de algum campeonato grande de Street Fighter, King of Fighters ou até mesmo Mortal Kombat, deve ter visto algum momento da partida em que os personagens ficam “dançando”: Andando de um lado para o outro, dando “golpes no vento” e coisas do tipo. Esse post está aqui pra explicar isso... LET’S GO!

Footsies se refere ao jogo neutro, um estudo do jogo do adversário, tentativas de whiff punish e baits e utilização de buffers. Pera... Jogo neutro? “alguma coisa” punish? Calma, vamos devagar: O jogo neutro ocorre quando nenhum personagem se acerta, ficam fazendo golpes normais ao vento buscando um Whiff Punish ou um Bait.

Whiff Punish (lembra do termo “Punish” no post do Glossário?) poderia ser traduzido como “punir o erro” ou “punir ao vento”. Trata-se de quando você erra algum ataque no adversário e ele não está na distância correta para defendê-lo ou ser acertado, fala-se que o golpe “whiffou” (sim, o termo já foi abrasileirado lol). Então, com uma LEITURA bem feita, seu adversário pode fazer você “whiffar” o seu ataque e puni-lo corretamente. Quando você faz algum normal, a sua hitbox estica junto com o seu ataque. Por exemplo: Você manda um soco médio agachado/soco forte em pé do Dhalsim contra um Ryu em uma média/longa distância em SFIV, que é um normal com uma hitbox bem grande, e isso estica também a hitbox/hurtbox do próprio Dhalsim... Traduzindo: Você pode ser acertado em longa distância por um normal do Ryu (ou até mesmo um Shoryuken). Aí que vem a parte interessante: O adversário pode parar os seus normais com um determinado normal, mas o caminho inverso também vale. Sim, o Dhalsim poderia dar um Whiff Punish em algum normal do Ryu com o soco dito no exemplo, assim como o Ryu pode punir o soco com algum normal dele. Devo lhe avisar que isso é uma LEITURA e não uma reação! Aviso para prestar atenção no posicionamento dos personagens também! Não adianta você apertar o normal certo se está no lugar errado e/ou no tempo errado, pois você vai acabar levando a pior. Whiff Punish também se trata de posicionamento para ficar na área em que o normal vai entrar em contato com o adversário. Ah! Ocorre a possibilidade dos hits darem trade também.

Nessa partida entre Sabin e Daigo Umehara em Super Street Fighter IV, vemos Daigo buscando as punições de longa distância, servindo como uma demonstração do exemplo que citei acima. Pode-se notar várias vezes o Dhalsim sendo acertado em fullscreen (distância de tela toda) e o Ryu sendo punido ainda no início da animação (startup) dos Hadoukens. Recomendo assistir todo o set, porque é uma verdadeira aula (a parte 2 tá nos vídeos relacionados, caso se interesse).





Outro modo interessante de jogar footsies se trata de você prever e evitar que o seu adversário esteja na área/posição perfeita de um normal dele... Como? Ao analisar o jogo dele, você pensa “Ele vai andar pra frente pra ficar na área correta de mandar o normal X” e então você anda pra frente e o pune com um normal seu antes mesmo do adversário chegar à área que ele desejava. “Mas como eu vou saber quando ele vai fazer o normal X? Como faço essa leitura?” Estude o jogo dele e veja o que ele abusa mais; tenha paciência, pois ninguém aprendeu a jogar footsies da noite para o dia. “Como vou saber qual dos meus normais pode punir os normais dele?” Training Mode ta aí pra isso; simule a situação com a função Record ou chame um amigo para treinar junto (Ultra SFIV tem treino online agora, isso facilita). “Como sei que um normal é bom?” Training Mode, estudos de matchup, assistir streams/replays no YouTube, jogar partidas casuais e, algumas vezes, partidas em campeonatos.





E o tal do bait?” Acabei me empolgando e já escrevi ali em cima, haha. Bait, traduzido como “isca”, é nada mais do que você induzir o seu adversário a uma determinada jogada e puni-la. Buffer se trata de fazer os inputs direcionais do seu Special/Super/Ultra/seja lá o que for e apertando soco/chute só quando o oponente fizer algo que você espera para puni-lo. Por exemplo, ainda na partida de Sabin contra Daigo, você pode estar se perguntando “Por que o Ryu fica abaixando e levantando rápido daquele jeito?” e a resposta é o buffer; Daigo fica apertando constantemente os inputs direcionais do Shoryuken e só aperta o botão de soco quando vê/prevê que Sabin vai tentar um normal de longa distância. Outro exemplo de buffer: Você aperta um normal e enquanto a animação dele ocorre você faz o input de algum Special/Super/Ultra/o que seja. O seu input não será executado se o normal não fizer contato com o adversário; uma exceção seria os Kara Throws e os normais nas séries Marvel VS Capcom, onde é possível cancelar normais whiffados. Tome cuidado para não desperdiçar suas barras e/ou o round/set com isso, pois o adversário pode defender seu normal o que vir posteriormente caso sua leitura não tenha sido boa. Reforçando: Footsies é uma leitura e não uma reação crua. Caso não tenha ficado muito explícito o que falei, os vídeos a seguir trazem vários exemplos e situações que podem ser encontradas durante o jogo de footsies.

OBS: Já teve bastante conceito por aqui. Faça uma pausa pra absorver a informação e/ou reler algum ponto que tenha ficado alguma dúvida. Após a pausa, prossiga:



Video do Juicebox legendado pelo Salty Fighter. Sério, em minha opinião esse é o melhor tutorial sobre footsies que já vi. Confira:

Se você manja de inglês e acha que não precisa de legendas, eis o vídeo original:

E aqui, material 100% português do nosso adorado Sarda que cobre detalhes extras:





Em outros jogos, como Marvel VS Capcom 2, a velocidade e liberdade de movimento deixam esses conceitos ainda mais pesados. Por exemplo, a punição de assist e os footsies aéreos de Sentinela quando estão em flight mode. Em Marvel VS Capcom 3, assists de Beam e Projéteis se tornaram muito importantes para o meta-game, sendo chamados de assists neutros. “Por que eles têm esse nome?” Como o nome já diz, eles auxiliam no neutro, na aproximação do personagem que está na partida, ajuda a cobrir suas fraquezas ofensivas/defensivas e por aí vai. Nota: há outro assists considerados neutros além de Beam e Projétil, só exemplifiquei.

Nesse vídeo aos 9:00, 15:12, 35:37 e aos 38:59 minutos pode-se ver os footsies de Sentinel junto com assists em MvC2 (só alguns highlights, tem mais durante a partida). Aos 16:32 um bom jogo neutro entre Dr.Doom e Storm. E recomendo assistir o set todo pelo hype. lol



Lembre-se, não é todo mundo que vai jogar bonitinho assim. Se encontrar um jogador que aparenta não saber o que está fazendo ou simplesmente dá aquele rushdown maluco, fique calmo, não caia na nóia dele e puna os erros. Jogadores “aleatórios” podem destruir suas leituras e fazer você se desestabilizar e perder a partida (isso é mais comum do que parece, especialmente no mundo online). Em breve farei um post sobre “jogadas e jogadores aleatórios”. Agradeço por ter lido até aqui e bons jogos! Até mais!

Keep fighting.

Um salve pros caras do Combovid pela imagem dos Sagats. Agradecimentos ao Juicebox pelo excelente tutorial e ao Salty Fighter pela legenda e pro Sarda pelo esforço que ele colocou em cima dos vídeos dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

JAB - Liga de Games

Olá, guerreiros e navegantes da internet. Passando aqui pra falar dessa ideia que mal conheço e já considero...